Casos de Sucesso

Colaborativa transformando a sala de aula do CEI Paraty com Khan Academy

Em Abril deste ano, a Colaborativa promoveu a capacitação dos professores do CEI Paraty (escola de Paraty), em Khan Academy, o que contribuiu para uma grande evolução no aprendizado de matemática e no engajamento dos alunos em sala de aula. Nessa formação, professores de matemática, física, química e ciências foram apresentados aos diversos recursos oferecidos pela plataforma e seu poderoso uso em sala de aula, principalmente na questão em que o aluno se torna a peça principal para a execução de suas tarefas, e não o professor. Os professores saíram bastante animados, com muitas idéias quanto a sua aplicação com os alunos.

A proposta do Khanpeonato foi o Start para que os professores iniciassem seu uso em sala de aula. As recomendações foram enviadas para os alunos. Para as turmas menores, o fato do “jogar aprendendo”, e para as turmas maiores, o uso da ferramenta como um poderoso complemento às aulas regulares, foram fundamentais para que consolidasse o seu uso, dentro e fora da sala de aula.

A expectativa na hora da verificação do avanço dos níveis, pelos alunos e também pelos professores era grande, pois, de um lado, estava a alegria de estar subindo níveis em uma competição (alunos) e do outro lado, estava a satisfação de ver que seus alunos estão conseguindo executar as tarefas de maneira independente (professores).

Depoimento dos professores:

“O Khan Academy é um recurso pedagógico que veio para enriquecer a aprendizagem, pois as atividades propostas são dinâmicas, os alunos estão gostando muito e o professor consegue ver o progresso por aluno e isso é muito legal.” (Sonia Balbino, professora de matemática, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental)

“O Khan Academy é uma ferramenta que auxilia o professor a desenvolver um trabalho eficaz, buscando uma aprendizagem mais significativa e motivando os alunos através de jogos matemáticos. O aluno aprende brincando! Ele consegue acompanhar seu progresso e seu desenvolvimento, fazendo com que reflita sua aprendizagem. O professor é um mediador deste processo. O bacana é que o aluno pode jogar na escola e em casa, podendo desenvolver mais suas habilidades matemáticas.” (Ana Lima, professora do 3º ano do Ensino Fundamental)

“O Khan Academy é um grande aliado no ensino, a sua aplicação tem melhorado muito o desempenho dos alunos, o professor consegue ver quais as atividades foram realizadas e o de os alunos estão com dificuldade. Esse recurso de ensino é um sucesso entre os alunos, pois eles sentem que se divertem enquanto aprendem.” (Joana Soares, professora do 3º ano do Ensino Fundamental)

“Recomendo o Khan Academy para os meus alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio como material complementar às aulas regulares de física. O conteúdo dos vídeos, dos artigos e dos exercícios, são de grande qualidade e isso passa segurança para nós professores quando queremos indicar conteúdos extras para nossos alunos estudarem. Alguns deles, me relataram que, o assunto abordado em sala de aula ficou ainda mais claro com o uso da plataforma. É muito bom ter esse retorno deles, pois ficamos com o sentimento de dever cumprido naquele momento.” (Graciela Barrio, professora de Física)

“O Khan Academy chegou em nossa escola para ficar. Ótima ferramenta de trabalho e de ensino. Como professor ganhei um aliado. Também pude perceber que os alunos gostaram muito das atividades, vídeos, das pontuações e conquistas alcançadas com medalhas novas. Super empolgante para eles. Eles vibraram em sala de aula e comentavam muito em sala uns com os outros sobre as pontuações e conquistas alcançadas em casa. Melhor ainda quando faziam algum comentário sobre o aprendizado. Um outro ponto positivo que pude perceber é que os alunos se sentem motivados para o aprendizado, pois aprendem com o que já faz parte da vida deles que é a tecnologia, pois aprendem se divertindo. (Edmilson Junior, professor de matemática)

Depoimento dos Alunos:

“Eu estava fazendo uma atividade e eu percebi o que estava errando quando eu abri uma dica, agora eu aprendi mesmo e não erro mais.” (Gabriela dos Santos, aluna do 7º ano EF).

“Muito bom, me ajudou muito na matemática, fiquei um pouco confusa com os negócios de fase mas ajudou muito.” (Bianca Nunes, aluna do 5º ano EF).

“Muito legal, porque me ajudou na Matemática” (Lais Ramos, aluna do 3º ano EF).

“Foi uma experiência muito boa pois eu nunca fiz atividades no computador tão boas como esta do Khan Academy. E eu gostei porque é uma ferramenta nova”. (Glauco Azevedo, aluno do 5º ano EF).

Depoimento dos Responsáveis:

“Eu não tinha nenhum conhecimento prévio dessa plataforma, mas foi uma excelente experiência, além de propiciar a minha filha um desenvolvimento no seu raciocínio lógico matemático ainda foram momentos de muita diversão entre a família, ajudando-a ver na matemática uma ferramenta essencial no dia a dia!” (Tereza Raquel, mãe da Bianca, 5º ano EF).

“Impressão positiva, porque proporciona leveza ao estudo e com isso o aprendizado acontece de forma prazerosa.” (Luana Bravo, mãe da Lais, 3º ano EF).

Achamos muito interessante pois oferece um estudo coletivo entre a família, interagindo todos com participação ativa. Foi um momento de muita diversão e aprendizado.” (Gleidson de Souza, pai do Glauco, 5° ano EF).

Próximos passos com a plataforma

O uso da plataforma será mantido pelos professores ao longo do ano devido ao sucesso obtido em tão pouco tempo. Seu uso será por meio de realização de atividades dentro da sala de aula e em casa. Alguns professores usarão como uma opção de trabalho pontuado, devido a possibilidade de se gerar relatórios individuais, das atividades realizadas pelos alunos.

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *