Curiosidades

Conheça os métodos Pomodoro e Kanban para gestão de tempo e produtividade

Técnica Pomodoro

Você já ouviu falar da técnica pomodoro? Você acha que tem a ver com macarronada e molho de tomate? Saiba que na verdade é uma técnica que pode te ajudar a ter foco e concentração em suas tarefas diárias.

A técnica pomodoro consiste em você dividir seus períodos de trabalho em “pomodoris”, que são períodos de 25 minutos, e pausar por 5 minutos. Depois de completar 4 pomodoris sua pausa deve ser maior, de 15 a 30 minutos.

Dessa forma você conseguirá manter-se totalmente focado por um período, aproveitando o máximo de sua concentração e se distanciando de distrações. Concentrado na tarefa escolhida e longe de verificação de e-mails, whatsapp, facebook e outros. Você sabe que em 25 minutos terá uma pausa para descansar e aproveitar como desejar, e posteriormente, uma pausa um pouco maior. 

Método Kanban

O método Kanban é uma ferramenta de gestão que pode te ajudar muito na organização de várias atividades simultâneas e realizadas por muitas pessoas. Parece complicado? Vamos começar pelo começo. O método tem origem japonesa e foi criada na empresa Toyota.

Para utilizá-lo você precisará de blocos de papel ou cartões coloridos, caneta e um quadro. Você organiza as tarefas utilizando os cartões coloridos em colunas e conforme elas são realizadas, você movimenta os cartões por entre as colunas.

Esse método é muito eficiente na visualização das tarefas e seu andamento, e nos ajuda a manter os processos fluidos, pois todos sabem qual será o próximo passo de uma tarefa. E também melhora a comunicação entre as equipes, que entendem melhor os processos e conseguem se ajudar na realização das tarefas.

Gislaine Batista

Integra a equipe pedagógica da Colaborativa, graduada em Letras e apaixonada por Educação e sua capacidade de transformar as pessoas. Educação e pessoas transformam o mundo.

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *