Casos de SucessoSecretária da EducaçãoTransformação na Educação

Google for Education promove maior acessibilidade a alunos com deficiência auditiva na rede municipal de ensino de Barueri

Após a Secretaria Municipal de Educação de Barueri implementar o Google for Education na rede municipal de ensino, através de contrato celebrado com a Colaborativa – uma das maiores parceiras do Google for Education no Brasil – a unidade EMEF Raposo Tavares aproveitou o engajamento da tecnologia para tornar o ensino de jovens com deficiência auditiva mais atrativa e eficiente.

Nesta unidade, cada um dos 17 alunos com algum tipo de deficiência auditiva utilizam chromebooks e as ferramentas do Google for Education, incluindo vídeos com tradutores da linguagem de Libras, que promove maior facilidade, qualidade, dinamismo e eficiência em sala de aula.

De acordo com Simone Aparecida de Campos, professora de alunos com deficiência auditiva, com o auxílio dos vídeos de tradução de Libras, em paralelo aos textos nos aplicativos digitais utilizados em sala de aula, os estudantes aprendem com mais rapidez e dinamismo a linguagem escrita, pois o aluno acompanha em tempo real como se transformam em palavras escritas os sinais que eles utilizam para se comunicar entre si.

Além disso, a professora destaca que, na aplicação das avaliações, os jovens fazem os exames com menos pressão, pois com os novos recursos é dispensado o tradutor de libras presencial em sala de aula, o que dá liberdade aos estudantes a responderem as perguntas na sequência que quiserem. 

“Com o tradutor presencial, era necessário todos os alunos seguirem a mesma ordem juntos para otimização do tempo, gerando maior pressão deles na hora da prova.” conta a professora Simone.

O projeto, que teve início em fevereiro de 2019, já mostra ótimos resultados. Com os novos recursos, os alunos ganham mais agilidade, se sentem mais confortáveis na hora do exame e acham as aulas mais divertidas e interessantes.

Veja mais em
http://portal.barueri.sp.gov.br/Noticia/09102019-alunos-surdos-fazem-provas-com-auxilio-de-videos-em-libras

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *