Ensino SuperiorTransformação na Educação

Hackathon Waze Carpool na FIEB

Nos dias 31/08 e 01/09, a Colaborativa orgulhosamente liderou um Hackathon com os alunos da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) trabalhando uma questão que afeta a vida de muitas pessoas: “Como resolver o problema de mobilidade urbana?

O Hackathon foi uma competição organizada pelo Waze Carpool e pela Cioeste com o apoio da Colaborativa, onde alunos previamente escolhidos por seus professores tiveram  cerca de 20 horas (divididas em 2 dias de trabalho) para desenvolver uma idéia que resolvesse o problema proposto. 

A metodologia utilizada foi o Design Thinking, uma maneira  inovadora de abordar problemas e gerar soluções sustentáveis e possíveis sob a ótica da empatia, colaboração e experimentação.  

Durante todo o período do evento, os participantes ficaram confinados dentro de uma sala com paredes de acrílico denominada Cubo, para que as pessoas que estavam presentes na feira pudessem acompanhar o seu desenvolvimento. 

O processo teve a mentoria constante de Neto Dutra, Brunno Lacotis e Yago Ferreira da Colaborativa, presentes para auxiliá-los nesta missão, que teve como pontos de destaque: 

  • Definição de um público alvo afetado pelos desafios na mobilidade urbana
  • Estruturação de uma pesquisa para identificar as necessidades do público alvo 
  • Entrevistas de pessoas que se enquadravam no perfil selecionado, onde várias informações foram confirmadas e outras reveladas
  • Geração de ideias e soluções e refinamento
  • Prototipagem
  • Apresentação comercial

No decorrer desta jornada, os alunos assistiram palestras e receberam orientações de:

  • Douglas Tokuno, representante do Waze Carpool no Brasil, que passou várias informações para os competidores sobre como o serviço de caronas do Waze funciona, com dados importantes para as elaborações futuras dos projetos
  • Sr. Pinheiro, representante técnico do DEMUTRAN, que compartilhou dados sobre o funcionamento do órgão e da importância da participação do cidadão no acompanhamento de ocorrências nas vias públicas, além de informar como vários processos funcionam
  • Diego Souto, representante do SEBRAE-SP, que orientou sobre empreendedorismo e mercado financeiro, algo importante na elaboração de projetos

Cada grupo, após ter as ideias geradas e prototipadas, apresentou seus projetos a uma banca de jurados, que avaliou cada parâmetro do produto. 

A banca julgadora contou com a participação de  autoridades locais, como o Superintendente da FIEB – Dr. Luiz Antonio e do Chefe de Gabinete da FIEB – Roger Carrara Navarro. Contribuíram também com a banca o CEO da Colaborativa, parceira do Google na transformação da educação no Brasil Beni Kuhn e o influenciador digital com foco no entretenimento de crianças e adolescentes – Rick Marin.

Ao final do Hackathon, os alunos participantes foram reconhecidos com medalhas pelo trabalho realizado. 

A Colaborativa encerrou sua participação neste evento com a sensação de dever cumprido de, mais uma vez, impactar de forma inovadora e colaborativa na educação dos futuros empreendedores de nosso país.

Compartilhe isso...
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *