Nos dias 31/08 e 01/09, a Colaborativa orgulhosamente liderou um Hackathon com os alunos da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) trabalhando uma questão que afeta a vida de muitas pessoas: “Como resolver o problema de mobilidade urbana?”
O Hackathon foi uma competição organizada pelo Waze Carpool e pela Cioeste com o apoio da Colaborativa, onde alunos previamente escolhidos por seus professores tiveram cerca de 20 horas (divididas em 2 dias de trabalho) para desenvolver uma idéia que resolvesse o problema proposto.
A metodologia utilizada foi o Design Thinking, uma maneira inovadora de abordar problemas e gerar soluções sustentáveis e possíveis sob a ótica da empatia, colaboração e experimentação.
Durante todo o período do evento, os participantes ficaram confinados dentro de uma sala com paredes de acrílico denominada Cubo, para que as pessoas que estavam presentes na feira pudessem acompanhar o seu desenvolvimento.
O processo teve a mentoria constante de Neto Dutra, Brunno Lacotis e Yago Ferreira da Colaborativa, presentes para auxiliá-los nesta missão, que teve como pontos de destaque:
- Definição de um público alvo afetado pelos desafios na mobilidade urbana
- Estruturação de uma pesquisa para identificar as necessidades do público alvo
- Entrevistas de pessoas que se enquadravam no perfil selecionado, onde várias informações foram confirmadas e outras reveladas
- Geração de ideias e soluções e refinamento
- Prototipagem
- Apresentação comercial
No decorrer desta jornada, os alunos assistiram palestras e receberam orientações de:
- Douglas Tokuno, representante do Waze Carpool no Brasil, que passou várias informações para os competidores sobre como o serviço de caronas do Waze funciona, com dados importantes para as elaborações futuras dos projetos
- Sr. Pinheiro, representante técnico do DEMUTRAN, que compartilhou dados sobre o funcionamento do órgão e da importância da participação do cidadão no acompanhamento de ocorrências nas vias públicas, além de informar como vários processos funcionam
- Diego Souto, representante do SEBRAE-SP, que orientou sobre empreendedorismo e mercado financeiro, algo importante na elaboração de projetos
Cada grupo, após ter as ideias geradas e prototipadas, apresentou seus projetos a uma banca de jurados, que avaliou cada parâmetro do produto.
A banca julgadora contou com a participação de autoridades locais, como o Superintendente da FIEB – Dr. Luiz Antonio e do Chefe de Gabinete da FIEB – Roger Carrara Navarro. Contribuíram também com a banca o CEO da Colaborativa, parceira do Google na transformação da educação no Brasil – Beni Kuhn e o influenciador digital com foco no entretenimento de crianças e adolescentes – Rick Marin.
Ao final do Hackathon, os alunos participantes foram reconhecidos com medalhas pelo trabalho realizado.
A Colaborativa encerrou sua participação neste evento com a sensação de dever cumprido de, mais uma vez, impactar de forma inovadora e colaborativa na educação dos futuros empreendedores de nosso país.
Por Equipe Colaborativa
Publicado em quarta-feira 4 setembro, 2019