Inverter é uma possibilidade
Descobrir o que vai se estudar apenas quando a aula se inicia está se tornando algo cada vez mais distante. Novos tempos e a aplicação da tecnologia fazem com que metodologias inovadoras tornem o aprendizado muito mais rico. Esse é o caso da “sala de aula invertida”. Ela altera o papel do professor, tornando-o menos transmissor do conhecimento para atuar como aquele que cria condições aos alunos de serem protagonistas no processo de aprendizagem
A aula invertida consiste em uma mudança de modelo. Procura-se estimular o aluno a refletir sobre o conteúdo, para depois promover a discussão coletiva mediada pelo professor em sala de aula. Vale disponibilizar os materiais que serão utilizados durante a aula seguinte, ou durante todo o período pré-estabelecido e particular de cada escola ou universidade, para dar mais autonomia aos estudantes.
Com essa oportunidade de estudar os conteúdos previamente, os alunos podem se preparar melhor para as aulas e contribuir com dúvidas e interpretações para além da aquisição do conteúdo. Nesse processo, eles são levados a refletir para chegar às respostas.
A sala de aula invertida também sugere um gerenciamento de tempo, na medida em que alunos e professores precisam se organizar para realizar as atividades pré-definidas.
Em se tratando de aulas em ambiente digital, isso se torna ainda mais importante, visto que elas podem ser mais curtas, e assim melhor aproveitadas para aprofundar conceitos, promover discussões e ampliar a capacidade de sintetizar o aprendizado quando os alunos já tiverem estudado anteriormente.
Assim, variavelmente, a duração das aulas em ambiente digital pode ser mais curta que presencialmente. Portanto, se faz necessário que o período seja usado para aprofundar conceitos, promover discussões e ampliar a capacidade de sintetizar o aprendizado.
Por Equipe Colaborativa
Publicado em quinta-feira 29 abril, 2021