A transformação digital se tornou uma necessidade para as escolas. Há um enorme desafio a ser enfrentado por parte de alunos, país, professores e instituições de ensino para consolidar o ensino híbrido em tempos de pandemia e isolamento social.
Essa transformação certamente não se resume ao uso das mais avançadas ferramentas tecnológicas idealizadas para a sala de aula. As pessoas são fundamentais para tornar real essa mudança, que virá alicerçada em uma metodologia que promova a integração entre o pedagógico e o técnico – tarefa complexa e que exige constante atualização.
É por acreditar nesse potencial humano e identificar uma lacuna no processo de adaptação das escolas à transformação digital que a Colaborativa desenvolveu e está lançando o Colab Ted, um programa de formação de TEs (técnicos educacionais).
A qualificação é voltada a professores, profissionais técnicos gestores e coordenadores. A ideia é que os profissionais que passarão a desempenhar esse papel nas instituições de ensino venham de uma base pedagógica para aprender a extrair o máximo da metodologia, tecnologia e ferramentas, como por exemplo Google for Education (Classroom, Google Drive, Google Meet e outras).
As ferramentas digitais são um instrumento importante para a transformação do ensino em tempo de novas demandas, aceleradas pela pandemia, em que o uso do ambiente virtual e a interação se tornam fundamentais. Contar com educadores qualificados à frente desse processo será o diferencial para que tenhamos êxito nessa jornada já que o uso intensivo da tecnologia é um caminho sem volta.
Por Beni Kuhn, CEO da Colaborativa
Publicado em sexta-feira 9 abril, 2021