Possibilidades do ensino híbrido
A pandemia tornou o ensino híbrido uma prática muito discutida entre as instituições de ensino. Isso ocorreu por ser este um modelo que se adapta a essa realidade, ao estabelecer momentos de estudo autônomo e outros de interação em tempo real, por meio da tecnologia. A experiência do Colégio PM – Unidade Sorocaba mostra como.
O professor de história Evanway Sellberg, do Colégio PM Sorocaba, de Sorocaba, é um entusiasta do ensino híbrido. Em evento promovido pelo Google for Education, o Inovar, Sellberg relatou sua experiência durante a jornada de transformação digital implantada pela Colaborativa.
Desde 2015, a rede de Colégios Cruz Azul da Polícia Militar já utilizava ferramentas do Google, mas não explorava todo o potencial. Conhecendo o trabalho da Colaborativa, a administração da instituição decidiu que era hora de contar com a expertise da empresa.
A primeira ação da Colaborativa foi oferecer um curso no modelo de aula invertida sobre como utilizar os recursos do Google Workspace for Education. Em paralelo, os professores participaram de uma série de encontros de formação síncronos online, onde conheceram como aplicar as metodologias inovativas aliadas às ferramentas do Google.
Entre os recursos ensinados estavam a utilização e otimização de espaço no Drive, conversas e debates incentivados pelo chat e a introdução aos elementos interativos no Forms para provas e avaliações. Pais e professores ativaram as agendas para marcar apontamentos e lembretes para tarefas concluídas ou não.
“A empresa ensinou as ferramentas de acordo com a nossa realidade: não para nos tornarmos experts, mas para melhorar nossa desenvoltura e resolver nossos problemas do dia a dia”, conta Evanway.
Na opinião do professor, um dos maiores desafios para que a transformação digital evolua na sala de aula é exatamente o domínio das ferramentas tecnológicas que estão disponíveis. Ele acredita que o ensino híbrido tirou a educação da zona de conforto, uma vez que a aula remota exige uma nova abordagem por parte do professor. “Estamos mudando nossa mentalidade. Mesmo aqueles que tinham resistência à transformação estão se interessando pelo processo”, completa.
Por Equipe Colaborativa
Publicado em quarta-feira 28 abril, 2021